Postagem em destaque

Guiné-Bissau faz mapeamento escolar para identificar necessidades.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!... A Guiné-Bissau inicia hoje um levantamento dos recursos e infraestru...

terça-feira, 8 de junho de 2021

SENEGAL: Ampliam-se as mulheres de emigrantes - a distância, os sogros e as adversidades.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!...


Ser uma mulher imigrante, especialmente nesta época da pandemia de Covid-19, pode ser uma verdadeira provação. Perda de recursos financeiros, peso de distância e sogros; o sonho quase se transformou em pesadelo. Seneweb oferece testemunhos comoventes apoiados pela opinião de um psicólogo e um islamólogo.

Diouma Ndiaye, na casa dos cinquenta, é casada com uma imigrante que mora na Itália há anos. Vestida com roupa de Cera, a jovem, que dirige uma oficina de costura em Zac Mbao, conversa com algumas de suas clientes que ali se encontram. Após alguns minutos de discussão, ela concorda em compartilhar sua dor neste período de epidemia.

A mãe diz que está preocupada com o marido, que vive em um dos países mais afetados pela Covid-19. "Meu marido emigrou durante vinte anos. Ele usou os papéis de um amigo para viajar. Desde então, ele não voltou ao Senegal. Tenho três filhos que agora são adultos."

Diouma Ndiaye está longe de ser um caso isolado. No Senegal, muitos desses jovens vão para o exterior, deixando suas esposas por anos. Às vezes em situação irregular, passam cinco, dez ou até vinte anos no país de acolhimento sem regressar ao país.

Durante esse tempo, a mulher que permaneceu no redil passou por todos os tipos de dificuldades. A maioria delas deseja se juntar aos maridos no exterior. Desejo que permanece impossível por enquanto, porque o cônjuge não tem os papéis regularizados. Somado a isso está a pandemia Covid-19, que apareceu em todo o mundo há mais de um ano.

No início, era principalmente medo pelo marido diante da devastação da Covid-19 no Ocidente. “Fiquei muito preocupada com o meu marido. No início, para me tranquilizar, ele me ligava quase todos os dias. Alhamdulillah! Ele nunca foi infectado, mas isso não me impede de me preocupar com ele”, lembra.

Mas, com o tempo, o medo deu lugar à redução dos recursos financeiros. Para Diouma, a situação continua aceitável, pois apesar de vários períodos de confinamento, o marido continua trabalhando em meio período.

Este não é o caso de todos os emigrantes. Residente no Sicap-Foire, Kiné Ngom, uma recém-casada de 25 anos, é estudante em uma universidade local. Ela já está preocupada com os estudos, pois as mensalidades e outras despesas são custeadas pelo marido. Porém, com a epidemia, tudo mudou. Ele ficou meses sem trabalhar.

"Você tem que saber que esta epidemia é apenas um teste. Certamente, todo fim de mês, meu marido me mandava dinheiro para meus estudos e minhas despesas; mas eu não vou culpá-lo se ele ficou meses sem me mandar nenhum dinheiro . Felizmente, as atividades estão sendo retomadas gradualmente na Europa. E peço ao bom Deus que nos ajude a superar esta provação para que tudo volte ao normal. "

Por enquanto, o mais importante para ela é saber que o marido está seguro onde está.

 "Eu tive um aborto espontâneo por causa da pressão familiar"

Morando no Liberty 4 com seus sogros, Codou Fall, com quase trinta anos, é casado com um emigrante que partiu por três anos. Esta jovem sem filhos parece ser uma mulher corajosa. Mas por trás dessa aparência jovial, esconde-se uma tristeza.

"Durante três anos de casamento, vivemos apenas alguns meses. Tínhamos acabado de nos casar, quando ele me disse que iria para a Itália para que pudesse me dar uma vida melhor. 'Foi muito difícil para mim, mas não tive escolha, porque não podia fazer nada contra isso ", disse Codou.

Apesar do amor que existe entre o marido e ela, do lado dos sogros, Codou vive um inferno. Depois que seu marido foi para a Itália, Codou Fall não teve a oportunidade de continuar seus estudos, pois os sogros não a incentivaram. Mas a provação que esta jovem jamais esquecerá é a perda de seu bebê, grávida de alguns meses.

“Algumas semanas depois que meu marido foi embora, descobri que estava grávida. Fiquei feliz de novo, porque disse a mim mesma que a partir de agora não estarei sozinha. Mas o problema era minha linda mãe; ela me obrigava a fazer todas as tarefas domésticas, embora ela soubesse muito bem que eu estava grávida. Por cansaço, acabei fazendo um aborto. Ao mesmo tempo, eu tinha os estudos para cuidar, além disso, foi assim que parei os estudos para atender às necessidades de meus sogros ”, diz ela.

Uma situação que vai de mal a pior. Segundo Codou, o projeto de constituir família é um de seus princípios. Mas com a distância que a separa do marido, esse desejo permanece irrealizável no momento. Enquanto espera a volta do marido, Codou tenta abafar esse sofrimento nos telefonemas.

 "2 anos de casamento sem ver meu marido, mas ainda tenho esperança!"

Casada desde 2018 com o primo.

fonte: seneweb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo desde que contribua para melhorar este trabalho que é de todos nós.

Um abraço!

Samuel

Total de visualizações de página