Postagem em destaque

EXPULSÃO DE TRÊS DIPLOMATAS FRANCESES DO BURKINA: A espessa nuvem entre Ouaga e Paris não está pronta para se dissipar.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!... Este é um novo arrepio nas relações já bastante geladas entre o Burk...

quinta-feira, 9 de março de 2023

[VIDEO] Umaro Embalo ao Presidente da Tunísia: “No Magreb, devíamos trazer (os) professores de geografia”.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!...
Na África Ocidental, o discurso do presidente da Tunísia, Kaïs Saïed, contra os migrantes ilegais subsaarianos foi muito mal recebido. Vários países como a Guiné, a Costa do Marfim e o Mali já repatriaram alguns dos seus nacionais que assim o desejem. O actual presidente da CEDEAO, o guineense Umaro Sissoco Embalo, esteve ontem quarta-feira em Tunis. Ele foi recebido pelo presidente da Tunísia, Kaïs Saïed. Sem negar suas observações sobre os migrantes ilegais subsaarianos, o líder do Maghreb sustentou que elas foram mal interpretadas. "Esta situação dos africanos não pode ser interpretada por linguagens maliciosas como têm feito nos últimos dias, como racismo", disse o número 1 da Tunísia. “Alguns membros da minha família casaram-se com africanos” Kaïs Saïed, portanto, não se considera racista, especialmente porque membros de sua família se casaram em casamento justo com "africanos". “Tenho alguns (membros) da minha família que se casaram com africanos. Meus amigos da Faculdade de Direito de Túnis eram africanos. Quando o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) se instalou na Tunísia, vivíamos como irmãos com executivos e agentes do AfDB”, disse o presidente tunisiano. Para ele, esses fofoqueiros que interpretam suas palavras querem prejudicar a Tunísia. Mas eles estão na pessoa errada, garante Kaïs Saïed. “Parece que as pessoas não sabem geografia” O Presidente da Guiné-Bissau lembrou ao seu homólogo que ele também era africano. "Sim, sou africano e tenho orgulho de ser", retrucou o número 1 da Tunísia. Umaro Sissoco Embalo acrescentou então que o Magreb precisa de professores de geografia; porque os cidadãos do norte da África às vezes esquecem que também estão no continente africano. “Tive uma conversa amigável com meu amigo que veio de um país do Magrebe. Ele diz: meu irmão, eu vou para a África. Digo mas, acho que no Magrebe devíamos trazer muitos professores de geografia, porque temos a impressão que as pessoas não sabem geografia”, declarou o presidente da Guiné-Bissau. Independentemente da cor da pele, somos todos irmãos, seja do Norte, Oeste, Leste ou Sul do continente, continuou. Aceda o LINK para ver o vídeo: https://youtu.be/2rkICL7-9Ls fonte: seneweb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo desde que contribua para melhorar este trabalho que é de todos nós.

Um abraço!

Samuel

Total de visualizações de página