Postagem em destaque

Sequestro de 276 meninas marca Nigéria, dez anos depois.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!... Em 2014, guerrilheiros do islamista Boko Haram raptaram estudantes q...

domingo, 23 de setembro de 2012

Em Gana, os mortos são enterrados como eles viviam.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!...

Entre os Ga de Gana, se você é um pescador, você será enterrado em caixão em forma de um peixe. Como alternativa, para ser enterrado em um caixão em forma de avião ou de carro ... Para uma viagem tranquila em vida após a morte. Reportagem.



Ernest Anang e seu filho Eric Kwei frente de sua loja. © Todos os direitos reservados.

Ao entrar na cidade de Teshie (perto de Accra, capital de Gana), há cabanas enormes de pescadores espalhadas ao longo da costa atlântica.

Ao longo da avenida principal, vê-se mulheres que vendem peixe fumado a preços mais competitivos da região. Aqui ou se é um agricultor ou pescador.

Na frente de todos os quartéis, este, ao lado esquerdo da avenida principal, foi erguido um edifício em dois níveis com os dizeres: Bem-vindo à carpintaria e escultura Kane Kwei.

Aqui está o negócio da família de fabricantes de caixões da prática figurativa. E o mais novo da família Kwei Kane, o Ossa, 20 anos, encontrou sua vocação no desenho.

Para isso um caixão em forma de uma Bíblia, e há outra forma, por exemplo, uma vagem de cacau. "Esta é a minha obra-prima", diz-nos ele com grande orgulho.

De geração em geração

Tal como o seu irmão mais velho, Eric, Ossa quer continuar a perpetuar a prática da fabricante de caixões figurativa fundada por seu avô há quase 60 anos.

Caixões em forma de garrafa de cerveja ou Coca, caixões e até caneta em forma de cebola ou peixe ... Os preços variam entre 300 e 800 euros. E todos os caixões foram concebidos a partir da Ossa design.

"Eu amo esse trabalho e eu vou tentar fazer melhor do que o meu pai", entusiasma-se ele.

Para a história, é preciso voltar ao início dos anos 50, onde o avô, Seth Kane Kwei, primeiro fiz uma vagem de cacau caixão em forma de homenagem a um tio, que era um grande fazendeiro na aldeia.

Foi a 20 anos que o avô desapareceu. Mas seu filho Ernest Anang Kwei também continua o trabalho com seus próprios filhos. E é um trabalho que atrai centenas de turistas curiosos que vêm para contar a história a cada ano:

"Um dia, um grande homem morreu na cidade. E como era um grande pescador, as pessoas queriam a honra pela última vez em sua profissão. E assim as pessoas passaram a encarrar o meu pai para perguntar o que ele poderia fazer nessa direção. Meu pai ofereceu-lhes um peixe em forma de caixão. Que eles realmente gostaram e é por isso que as pessoas começaram realmente a conhecer o trabalho do meu pai ", diz ele.

Marcar o túmulo do falecido

E a história continua ... Depois que alguém construiu um avião em forma de caixão. Porque o falecido queria um dia voar ... Foi assim que os outros ordenaram a construção de caixões em formatos diferentes uns dos outros.

"Então, meu pai morreu com a idade de 70 anos. E eu disse a mim mesmo que era necessário continuar o trabalho. Porque é um trabalho nobre ", diz Ernest.

Naquele dia, o Kwei Kane recebeu uma encomenda de um caixão em forma de pilão.

"Esta é uma tia que morreu e restauramos, há um mês", diz ele.

No Instituto de Estudos Africanos da Universidade de Legon, Accra, historiador Irene Odotei realizou uma pesquisa sobre essas práticas na comunidade Ga E aqui está como ele analisa a prática:

"Quando se trata de sepultamento, isso significa que algo deve marcar para sempre o túmulo do falecido como uma pessoa que tem trabalhado duro em sua vida e deixou a sua marca."

Esta é a razão e precisamente por isso que os nossos artistas responder dizendo:

"Ou ele era um piloto ace, de repente, a família quer enterrá-lo em um carro em forma de caixão. Ou ele era um professor e amava trabalho inteligente, neste caso, pode ser enterrado em um caixão em forma de caneta. "

Oportunismo?

O impacto social dessa prática é o que todo mundo quer se destacar em que ele faz para ganhar o reconhecimento da empresa no dia do seu desaparecimento.

Enquanto isso, Kane Kwei tem o reconhecimento da pesquisa familiar a nível internacional. E é o filho mais velho, de Eric, que está enfrentando esse desafio.

"Durante os últimos dois anos, tenho viajado muito. Eu fui para entregar caixões na Bélgica. Eu fui para a Rússia, onde trabalhei por três semanas para preparar dois caixões no local. Depois voltei ao Gana. Mas não por muito tempo. E então eu também fui para os Estados Unidos. Além disso, eu ensino os alunos a fazer caixões ", diz ele.

Todos esses alunos se tornam depois de dois ou três anos de treinamento como fabricantes de caixões. Alguns até mesmo criam o seu próprio negócio.

Hoje, existem na região mais de 30 micro-empresas que fazem caixões figurativas.

Esta vaga não é visto como uma coisa boa por Irene Odotei, historiador, lamentando uma forma de oportunismo:

"Infelizmente, algumas pessoas já perceberam que com esses tipos de caixões poderiam ganhar dinheiro, tornou-se um bom negócio para eles."

Bruno Sanago Accra

fonte: SlateAfrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo desde que contribua para melhorar este trabalho que é de todos nós.

Um abraço!

Samuel

Total de visualizações de página