Postagem em destaque

EXPULSÃO DE TRÊS DIPLOMATAS FRANCESES DO BURKINA: A espessa nuvem entre Ouaga e Paris não está pronta para se dissipar.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!... Este é um novo arrepio nas relações já bastante geladas entre o Burk...

quinta-feira, 5 de julho de 2018

SENEGAL: Aliou Cissé - Treinador da Seleção Senegalesa - "Você tem que passar por um curso".

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!...

A eliminação do Senegal na primeira rodada da Copa do Mundo está atrás de Aliou Cissé. O treinador do Lions define o futuro. Com otimismo.

content_image
O treinador do Senegal, cruelmente afastado da corrida para as oitavas de final, já está se projetando para o futuro. O triste espetáculo de uma equipe japonesa apostando na incapacidade do Senegal de empatar contra a Colômbia, mas que perdeu (0-1), sem oportunidade para o jogo contra a Polônia, enquanto ela mesma foi levada a perder (0-1) permanecendo como uma das imagens fortes desta Copa do Mundo. No entanto, foram os Leões Teranga que foram eliminados no ranking do "fair play" quando estavam no mesmo nível dos Nippônicos (mais dois cartões amarelos). Aliou Cissé, um dos rostos da Copa do Mundo da Rússia, boa face e "dreadlocks" sobre o naipe, volta a essa eliminação e pensa no seguinte: ele quer ficar no seu posto para tentar vencer o Can-2019.

"Como foi seu retorno ao Senegal?

Há especialmente uma sensação de amargura. Nós obviamente gostaríamos de continuar na aventura o maior tempo possível. Estava tudo ao nosso alcance. Os regulamentos da FIFA decidiram que era o Japão que merecia transmitir os critérios que você conhece. Esta é a primeira vez. Caiu sobre nós. Então nós descontamos, e avançamos, para nos recuperarmos melhor.

É difícil ganhar dinheiro?

Sim, é difícil. Mas estou especialmente orgulhoso do comportamento dos meus jogadores. E o mais importante agora é o futuro.

Na noite da eliminação, você não expressou qualquer aborrecimento com o comportamento do Japão. Olhando para trás, o seu discurso é diferente? Você está com raiva?

Não, eu não estou com raiva de todo. Isso é futebol, tão cruel quanto pode ser. Mesma coisa em relação à atitude dos japoneses. É assim. Um dia, isso vai em sua direção. Outro dia é na direção oposta.

Você já foi muito criticado no Senegal?

Você como técnico é inevitavelmente criticado. Mas isso é normal. É o trabalho da imprensa, não posso impedir que as pessoas façam o seu trabalho. E eu sou muito perfeccionista, e aos seus olhos, esse curso é um fracasso ou é um sucesso?

Nem um nem o outro. Tudo não foi perfeito, mas a equipe também mostrou algumas grandes coisas, no jogo e no estado de espírito. Mostramos que somos capazes de competir com qualquer equipa. Mas isso não é suficiente. Estes jogos, você tem que ganhar, se você quiser se tornar um time muito grande.

Você é um jovem treinador (42 anos). Você cometeu algum erro?

Eu não penso assim. Nós fizemos escolhas bem consideradas. Eu não tenho arrependimentos.

Você se sente como se estivesse perto de uma grande aventura, como em 2002, quando você era jogador (eliminação nas quartas de final)?

(Ele ri) Eu não sei. Colocamos todos os recursos do nosso lado, em qualquer caso, e o nosso jogo progrediu de partida para partida. Todos viram que o Senegal dominou a Colômbia (0-1). Infelizmente, não fomos eficazes.

Você está sob contrato até 2019. Você vai ficar?

(Ele sorri) Meu sonho é ganhar um troféu com esta geração. Esses jogadores têm um enorme desejo de escrever sua própria história e eu quero ficar com eles. Eu realmente acredito nessa equipe, que tem valores mais bonitos, acredito no futuro, e acredito na nossa capacidade de conquistar esse troféu que o povo senegalês tem esperado por tanto tempo (o registro do Senegal é virgem, etc) .

Mas tem certeza de que pode continuar sua missão?

Eu espero que sim. Estou com o contrato até 2019. Eu sinto que estou determinado. Mas, no futebol, você nunca sabe o que será amanhã. Mas enquanto falo, ainda estou aqui e tenho o apoio de meus líderes. De qualquer forma, não tenho nada que sugira que esse não seja o caso. Pelo contrário.

O grande objetivo é ganhar o CAN em 2019?

O grande objetivo é ganhar um grande troféu. Em 2019 ou a posteriore. Mas o que temos feito há três anos, o Senegal terá uma palavra a dizer em 2019.

Nenhum time africano se classificou nos oitavos-de-final. O que isso te inspira?

Estamos desapontados, inevitavelmente. Mas grandes equipas, que já venceram a Copa do Mundo, também foram eliminadas. Estou convencido de que uma equipa africana vencerá a Copa do Mundo um dia. Antes, devemos aprender. Hoje podemos competir com qualquer nação. Mas competir não é suficiente. Você tem que passar por um curso.

Na França, você também é considerado um filho do país. Você vai treinar aqui ou na Europa?

É uma possibilidade, sim. Oportunidades, existem, haverá mais oportunidades. Mas hoje toda a minha mente está voltada para o Senegal. Eu não projeto nada além de mim. Esta aventura não acabou. Não estamos longe do objectivo, tenho certeza ".


fonte: seneweb.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo desde que contribua para melhorar este trabalho que é de todos nós.

Um abraço!

Samuel

Total de visualizações de página