Postagem em destaque

EXPULSÃO DE TRÊS DIPLOMATAS FRANCESES DO BURKINA: A espessa nuvem entre Ouaga e Paris não está pronta para se dissipar.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!... Este é um novo arrepio nas relações já bastante geladas entre o Burk...

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

"Eu sou marroquina e estou envergonhada de mim mesma".

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!...

Em uma tribuna, uma marroquina referiu sua vergonha ao racismo contra os negros africanos. Racismo que muitas vezes é endossado por seu silêncio.
Manifestation pour le droit des migrants africains au Maroc: " Non à la discrimination contre les migrants". REUTERS/Stringer
Manifestação pelos direitos dos imigrantes africanos em Marrocos: "Não à discriminação contra os migrantes." REUTERS / Stringer

Ismaila Faye, um jovem senegalês assassinado por causa de um lugar no ônibus(autocarro), em 14 de agosto. Esta história é a última de uma longa lista de atos de racismo contra africanos que vivem em Marrocos. Em um artigo intitulado "Eu não sou racista, eu sou pior" e publicado no site colaborativo Quandisha, uma voz marroquino que usa sua raiva e vergonha de ter a nacionalidade de um país que trata tão mal seus "irmãos". Ismaila Faye, como todos os outros, tinha a esperança de entrar em um país acolhedor. Ele finalmente encontrou o desprezo. Em nome de todos os defensores dos direitos humanos marroquinos, o autor do fórum deve pedir perdão:

"Meu silêncio covarde face a ignomínia tira toda a minha beleza, para meu grande discurso humanista e pensamentos honrosos sobre justiça e igualdade entre os homens. (...) Para você Irmão, eu dou a minha meia culpa em revelar-lhe a minha cara de vergonha. Para você, meu irmão, eu digo tudo o que eu finjo não ouvir. Entenda que eu quero olhar nos seus olhos sem vergonha, porque ...

Quando eu não encontro algum mal em chamar-lhe de negro, Âazzi ou Aabd Kahlouch, o jovem que usa a cor da minha terra sobre sua pele, tenho vergonha de mim mesma ...

Quando eu sorrir, mesmo constrangida, quando minha mãe me pede para não trazer junto dela um marido preto, basicamente, eu tenho vergonha de mim mesma ...

Quando eu não comento quando o meu vizinho me conta com orgulhoso, o quanto se opõe a alugar o apartamento no 5º andar a um casal jovem negro, eu tenho vergonha de mim mesma ... "

Por: Lu Quandisha

fonte: Slate Afrique




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo desde que contribua para melhorar este trabalho que é de todos nós.

Um abraço!

Samuel

Total de visualizações de página