Postagem em destaque

EXPULSÃO DE TRÊS DIPLOMATAS FRANCESES DO BURKINA: A espessa nuvem entre Ouaga e Paris não está pronta para se dissipar.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!... Este é um novo arrepio nas relações já bastante geladas entre o Burk...

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Senegal: Caso de Karim Wade - Cheikh Diallo - "Eu disse a verdade e nada mais que a verdade".

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!...

Cheikh Diallo a été blanchi par la justice le 16 avril.
Cheikh Diallo foi absolvido pelo tribunal em 16 de abril. © DR

O ex-assessor do presidente Abdoulaye Wade, Cheikh Diallo experimentou a descida ao inferno. Suspeito pela justiça de ser cúmplice de Karim Wade na aquisição ilícita de mercadorias diversas, ele teria conhecido a prisão antes de ser liberado em 16 de abril. 

Ele foi o conselheiro influente do presidente Abdoulaye Wade e o doutor spin de seu filho, Karim, quando ele foi para os senegaleses o " ministro do Céu e da Terra " entre 2009 e 2012. Jornalista, ensaísta, cientista político, Cheikh Diallo foi considerado um dos homens -chave do regime, até a eleição de Macky Sall há dois anos. Pois, como tantos outros "meninos de Wade ", ele experimentou a descida ao inferno: Audiências perante os magistrados do Tribunal de repressão de enriquecimento ilícito ( CREI ), que o considerou suspeito e de ter servido como homem de palha a Karim Wade; a morte súbita do grupo de CD de mídia que ele fundou, esse último que lhe rendeu problemas na justiça; e, finalmente, a prisão. Liberado há seis meses, em seguida, colocado sob vigilância judicial, ele foi absolvido em 16 de abril, o mesmo dia em que Karim Wade foi solicitado que deve responder em tribunal, com seus supostos cúmplices, sobre as acusações de enriquecimento ilícito. No dia seguinte, Cheikh Diallo deu uma entrevista a Jeune Afrique.

Aguardando o seu processo, Karim Wade, sob detenção após um ano, permanece na prisão.

Jeune Afrique: A comissão da instrução CREI branqueou você. É um alívio?

Cheikh Diallo: sim. Eu passei seis meses na prisão, seis outros meses sob controle judiciário. Foi uma corrida muito difícil, longa e cansativa, mesmo assim eu não estava preocupado porque eu estava convencido de que chegaria um dia quando será estabelecida a minha inocência. Eu não estou amargurado, eu não quero que ninguém... eu já perdoei. Agora que a justiça senegalesa inquestionavelmente está branqueada, eu quero virar a página.

Você friccionou Karim Wade e outros supostos cúmplices à prisão de Rebeuss?

Não. Nós não estávamos na mesma área. Aconteceu que nós nos encontramos, mas ele estava constantemente cercado por guardas e fomos proibidos de falar um ao outro. Mesmo quando eu saí, eu estava proibido de visitar todos os envolvidos na investigação. Eu jamais tive contacto com o ex-Presidente Wade.

No ambiente de Karim Wade, ele diz que você foi poupado porque você foi carregado em suas audições perante os juízes. De grosso modo, você o balanceou ...

Eu disse a verdade, toda a verdade e nada além da verdade.

O que é isso ?

Eu não posso ser o dono de um grupo em que eu não detenho 30 % de participação. Esta é a matemática.

Quem é o dono de CD mídia?

Karim Wade. Mas isso não é um crime. Este grupo nunca foi uma fonte de lucro, pelo contrário, tem sido mais fonte de custos. ( Perante os investigadores, Karim Wade ao longo do tempo negou ser o proprietário deste grupo, etc ).

" A declaração chocou Karim Wade perante CREI "

Quando você lançou esse grupo e em particular o seu título principal, "o país no dia-a-dia, " qual foi o objetivo?

Este objetivo era de cidadão. Ele foi publicado no jornal como os outros, informações gerais. .

Deveria apoiar Karim Wade, no contexto em que ele se apresentou para uma eleição?

Não, não necessariamente. Mas apoiei a sua causa. Ele não criou esse jornal para ser insultado!

O que você acha do modo de operação do CREI?

Não tenho nada a dizer sobre este assunto.

O que você vai fazer agora?

Tenho ambições na África Ocidental. Eu acho. Eu vou continuar minha Tese de Doutorado, meu PhD em Ciência Política. Tive o tempo na prisão para refletir sobre os paradoxos da consulta democrática na África.

O contato com Abdoulaye Wade está quebrado, de quem você se aproxima?

Neste teste, eu não entendi. Saí há seis meses, e eu não recebi uma única chamada. Somente sua esposa, Viviane, visitou minha esposa quando eu estava na prisão. Isso me deixa perplexo.

# jeuneafrique.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo desde que contribua para melhorar este trabalho que é de todos nós.

Um abraço!

Samuel

Total de visualizações de página