Postagem em destaque

EXPULSÃO DE TRÊS DIPLOMATAS FRANCESES DO BURKINA: A espessa nuvem entre Ouaga e Paris não está pronta para se dissipar.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!... Este é um novo arrepio nas relações já bastante geladas entre o Burk...

domingo, 4 de junho de 2023

Libéria: “Eu me divorciei de Taylor por causa de ciúmes”.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!...
A vice-presidente Jewel Howard-Taylor afirmou que se divorciou do ex-presidente Charles Taylor por causa de "ciúme". Taylor, cujo casamento com o desgraçado senhor da guerra durou cerca de nove anos, observou que não tinha ideia de como lidar com as outras esposas do ex-presidente; e assim, ela tomou a “decisão crucial de se divorciar”. Segundo ela, sentia-se perdida e não fazia ideia de como lidar com as companheiras; e assim, ela desistiu. “Depois de um tempo, não vendo nenhum caminho claro a seguir; Tomei a decisão crucial de me divorciar, mirei em meus próprios sonhos, criei meu próprio caminho e o segui até o fim do meu arco-íris”, acrescentou. Falando como a primeira vice-presidente feminina da Libéria, Madame Jewel Howard Taylor compartilhou essas revelações em uma entrevista com Michael Adeboboye, presidente do Congresso de Jornalistas Africanos/Editor-chefe da Revista Internacional CAJ. Na entrevista, que parece ser uma precursora de seu próximo livro de memórias, VP Taylor insinua que certos detalhes de seu relacionamento com o ex-marido serão discutidos na publicação pendente. Charles Taylor foi presidente da Libéria de 1997 a 2003. Entre 1989 e 1997, ele liderou uma invasão que iniciou uma guerra civil de 14 anos na Libéria, com efeitos em cascata nos países vizinhos, incluindo Serra Leoa. Ele está cumprindo uma sentença de 50 anos em uma prisão britânica depois de ter sido condenado em 2012 em um tribunal internacional em Haia por cumplicidade em crimes de guerra em Serra Leoa. Acredita-se que mais de 300.000 pessoas tenham sido mortas durante os conflitos simultâneos na Libéria e em Serra Leoa, parcialmente por causa de “diamantes de sangue”, entre 1989 e 2003. VP Taylor foi a terceira esposa do Presidente Taylor, e eles têm um filho. O Sr. Taylor é o primeiro liberiano a ser condenado por crimes de guerra desde o fim da guerra civil de 14 anos em 2003. Por meio de sua Frente Patriótica Nacional da Libéria (NPFL), uma das facções guerreiras mais notórias durante a guerra, Taylor lutou incansavelmente até que as hostilidades cessaram em 1997, quando os liberianos votaram esmagadoramente para que ele se tornasse presidente, enquanto marchavam pelas ruas de Monróvia, cantando: “Você matou minha mãe, você matou meu pai, eu votarei em você.” O Sr. Taylor foi empossado em 2 de agosto de 1997 como Presidente da Libéria após eleições que faziam parte de um acordo de paz. De acordo com VP Howard Taylor, quando ela o conheceu, ele não era um senhor da guerra nem um gênio do mal. “Ao olhar para os diferentes lados do homem Charles Ghankay Taylor, deixe-me dizer que, por um lado, ele era carismático, um pai confiável, um amigo leal e um líder atencioso, entre outros.” Antes de se tornar vice-presidente, VP Taylor foi senadora sênior do condado de Bong, a província na qual seu ex-marido baseou sua facção NPFL e controlou grande parte do interior da Libéria durante a guerra civil. Após a guerra, ela concorreu ao Senado como membro do Partido Nacional Patriótico (NPP) do ex-presidente Taylor. Desde a condenação dele, ela desempenhou um papel de destaque no partido, gerando debates sobre por que ela estaria à frente do partido dele ou mesmo ainda com o sobrenome dele depois que ela se divorciou dele. “Para aqueles que acham que estou usando esse nome para fama ou favor, [eles] precisam olhar para os dois lados da moeda. O primeiro ângulo é que sou uma mulher política conhecida. Se eu mudasse de nome, o que aconteceria com o legado que tenho, pela graça de Deus, construído com tanto esmero ao longo de tantos anos”, questionou. Segundo ela, ficaria desconhecida e teria que ficar dando uma explicação atrás da outra para provar que não era ‘falsa’. “Desde que construí uma marca, JEWEL HOWARD TAYLOR, é mais fácil reconhecer quem eu sou em todos os níveis. Pela primeira vez você ouve o nome - Jewel Howard Taylor, você sabe que eu sou o original e que não há duplicata. Pois embora existam muitas Sras. Taylors (falsas e reais), felizmente sou a única Jewel Howard Taylor. O outro ângulo é a perspectiva de que estou montando seu cavalo de força política”. Ela acrescentou que, embora tenha passado por momentos difíceis, é grata pelas muitas contribuições que fez na vida de muitas mulheres na Libéria e no mundo. “Pois embora existam muitas Sras. Taylors (falsas e reais), felizmente sou a única Jewel Howard Taylor. O outro ângulo é a perspectiva de que estou montando seu cavalo de força política. A verdadeira resposta está no fato de que, [se] você observar como Deus me deu a graça de ir de um nível para outro, verá que tracei meu próprio caminho e estou caminhando em meu próprio caminho. Eu poderia ter passado de primeira-dama para NO LADY. Decidi que havia mais para dar à minha nação; Enfrentei a tempestade e atendi ao meu CHAMADO PARA O SERVIÇO.” Em 2017, Jewel foi escolhido por George Weah como seu companheiro de chapa na chapa da recém-formada Coalition for Democratic Change (CDC), um órgão tripartido que compreende o Congresso para a Mudança Democrática, o Partido Patriótico Nacional e o Partido Democrático Popular da Libéria. Após um segundo turno no final de 2017, ela se tornou a primeira mulher vice-presidente da Libéria quando a Coalizão venceu as eleições. VP Taylor não disse quando seu livro de memórias deve ser publicado. No entanto, na entrevista com Adeboye do CAJ, ela fez grandes esforços para se desculpar do belicismo de seu ex-marido, enquanto compartilhava vislumbres de sua perspectiva de encontrar sua voz no mundo dominado pelos homens da política liberiana, ao mesmo tempo optando por não círculo íntimo de seu marido devido a suas experiências de “confusão, angústia e dor interior”. fonte: http://www.liberianobserver.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo desde que contribua para melhorar este trabalho que é de todos nós.

Um abraço!

Samuel

Total de visualizações de página