Postagem em destaque

Sequestro de 276 meninas marca Nigéria, dez anos depois.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!... Em 2014, guerrilheiros do islamista Boko Haram raptaram estudantes q...

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cécilia Attias: "Quando você ajuda uma mulher, você ajuda a humanidade"

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!...
Cecilia Attias disse a SlateAfrique porque o destino das mulheres no continente toca o seu coração.

Cécilia Attias, terceiro da esquerda, no New York Fórum África, em Libreville, Junho 2012 © Wilfried MBINAH / AFP.
SlateAfrique - Testemunhos de mulheres africanas se reuniram no Fórum de Nova York, em Libreville para que eles mudassem sua visão sobre o continente? Cécilia Attias - O que muda completamente, isso é o que vemos como um espectador na cadeira atrás de sua televisão ou o que você lê na imprensa e estar no campo para atender essas mulheres que experimentaram. Eu vi essa mulher que tem sido muito marcada, a mulher somali, que disse: "O mundo em que vivo não é de todo o mundo, mesmo que você mencionou. Nos campos na Somália, um é forçado a monetizar paz das mulheres, explicando aos homens, por vezes, apresentados somente se eles não batem em suas esposas, retornando. "Há mundos que são fundamentalmente opostas, de modo longe um do outro.Seja no campo, mesmo se o tempo foi limitado pela carga de trabalho, e ver essas mulheres, seu olhar é terrivelmente impressionante. De repente, as coisas estão tomando forma. Porque através da televisão ou jornal, não está em contato direto com um olhar, uma emoção. A história desta mulher foi profundamente comovente. Ela foi recebido porque o somali disse que, talvez, para falar, ela teria que ouvir e ajudar. Esta é a função primária da nossa fundação. Nossa fundação é fazer tudo para que possamos ver e ouvir essas mulheres. O evento reuniu pessoas que podem ajudar, por todos os meios à nossa disposição para apoiá-los.SlateAfrique - A cada encontro forte não dá para você ter que ir com mais freqüência no campo? C.A. - Deixe-me ser muito franco com você. Inicialmente, quando eu configurar esse fundamento, eu queria abordar mulheres directamente. E então eu sabia que as mulheres excepcionais que têm dedicado suas vidas a esta causa, deixando suas famílias, seu país e que estão no terreno dia e noite sem descanso. Quais são essas mulheres que eu quero ajudar. Elas fornecem assistência, é importante. Tente financiá-las, fornecendo-lhes com os voluntários que podem gastar dois ou três meses com eles, dar-lhes o equipamento é já uma ajuda considerável. Eu não tenho certeza de ser capaz de fazer o trabalho que elas fazem todos os dias, longe da família e entes queridos, tenho uma profunda admiração por essas mulheres. SlateAfrique - Você mencionou que temos muita informação sobre o status das mulheres e a mobilização continua a ser baixa. Mas essa informação sobre estupro das mulheres na RDC, em particular, não estão relegados para o fim dos jornais? C.A. - Isto é o que é monstruoso! Uma função de nossa fundação é para obviar a esta situação indo para o campo. Vamos acompanhar o trabalho feito nas plataformas do site. • Movendo e mostrando o que vai abrir os olhos de algumas pessoas. Claro que podemos fazer coisas melhores. É por isso que muitas celebridades concordam sobre as causas do mundo, porque eles têm um público maior. Não tenho a pretensão de ter um grande público, mas na minha humilde nível, tenho credibilidade. Credibilidade com as mulheres que vêm a mim, que confiam e estão dispostos a explicar o seu problema. SlateAfrique - A sua intervenção na Líbia para libertar enfermeiras búlgaras ela foi o gatilho para esse fim? CA - Eu trabalhei para as mulheres e com as mulheres por muito tempo, ninguém fala sobre isso e é muito mais complicado. Eu tentei cuidar de crianças cujos pais morreram servindo na Polícia Nacional e como as mulheres espancadas. Eu tentei abrir centros para saudar o dia em Paris, etc. Sempre ocupado o outro. E então, de repente, o fato da mudança em os EUA, onde havia bases tantas, tantas pessoas que se envolveram e ajudaram, me fez pensar. Eu pensei: como posso fazer a minha contribuição, eu não tinha muito dinheiro, eu não vou levantar fundos, eu não sei o quão bela jantares de gala, de onde viemos e fazemos milhões dólares, eu não posso fazer isso. No entanto eu sei que ir ao encontro do povo: ouvi-los e ajudar com os meus meios, como eu posso e é isso que eu quero fazer. Eu posso não ser capaz de passar minha vida com pessoas que estão sofrendo no chão, a sacrificar a minha família para isso. Mas eu posso ouvi-los, ouvi-los e dar-lhes a ajuda que necessitam. Na verdade, não tem sido um catalisador, um gatilho, a sensação de ser ouvido, acredita, ter essa força que faz as coisas acontecerem. SlateAfrique - Ter que passar horas de negociação, a Líbia, a libertação de enfermeiras búlgaras mostrou que você era capaz de agir no terreno? CA - Eu estou orgulhoso de ter vidas salvas. Talvez alguém teria feito isso comigo, se eu não tivesse conseguido sair. Um porque estava muito doente, outro era um suicida, foi mais de nove anos, eles estavam lá. Enfim, eu provavelmente trouxe alguma esperança a estas enfermeiras e do médico palestiniano. E não é tão ruim a dizer que poderia ser de alguma utilidade. Ele faz você querer ajudar ainda mais. SlateAfrique - Agora que você não é mais senhora primeira da França, você se sente muito mais livre em seu discurso e em suas ações?CA - Porque eu tinha um diálogo com sete Primeiras Damas Africanas? Porque elas fazem uma ação de campo impressionante. Elas não podem se expressar, em última análise, não importa. Todo mundo sabe, você sabe, eu sei. Elas estão ligadas por um dever de confidencialidade e devemos respeitá-las.No entanto, elas são trabalhadores de campo real que eu queria mostrar, convidando-os a depor. Para mostrar que seu compromisso era total e elas precisavam de apoio, elas podem não ter os meios e dinheiro, mas elas trabalham no campo, acreditem em mim noite e dia, como fundações são excepcionais e ninguém fala. Por que eu queria criar um diálogo? Nem um pouco para mostrar "primeiras damas". Mas para mostrar que são continuamente no chão, elas nunca falam sobre isso, elas andam em territórios inteiros, muitas vezes enormes, quentes, com um clima difícil. Eu também queria que elas tivessem alguma forma de ajuda de pessoas, que ouvem e sabem ouvir. Jeannette Kagame, a esposa do Presidente do Ruanda, é uma mulher notável, que fundou uma fundação excepcional. Ela chegou em Ruanda depois do genocídio, uma vez que não poderia estar em casa antes. Ela é marcada pelo que aconteceu. A reconstrução é grande porque as pessoas estavam matando uns aos outros e de forma rasgada. É assustador, ela me disse. É sua missão e ela não diz nada. Mas ela está sempre no chão. Essas mulheres também têm direito ao reconhecimento, há que ajuda-las, ouvi-las, dar-lhes o apoio que necessitam. SlateAfrique - Muitas ações são dedicadas à luta contra a AIDS. Mas como separar o destino dessas mulheres que têm filhos? CA- Não é que as mulheres serão separadas de crianças. Ouvindo as palavras maravilhosamente devum dos participantes do fórum: ". Quando você ajuda uma mulher você ajuda a humanidade, quando ajudamos uma mulher com uma criança" É óbvio! Então eu não separo um do outro. Em nenhum momento! Entrevista com Peter Cherruau, editor-gerente da SlateAfrique em Libreville.

fonte: SlateAfrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo desde que contribua para melhorar este trabalho que é de todos nós.

Um abraço!

Samuel

Total de visualizações de página