Postagem em destaque

Guiné-Bissau faz mapeamento escolar para identificar necessidades.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!... A Guiné-Bissau inicia hoje um levantamento dos recursos e infraestru...

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Guiné-Conakry: Alfa solta seus músculos: "um dos maiores proprietários de imóveis em Dakar ..."

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!...




NZEREKORE- Recebido com grande fanfarra neste domingo, 11 de outubro de 2020, em Nzérékoré, Alpha Condé, o candidato presidencial cessante em 18 de outubro de 2020, mais uma vez tirou a artilharia pesada para atacar seu principal oponente Cellou Dalein Diallo.

Não há intervalo para o atual chefe do executivo guineense. O inquilino do palácio Sékhoutouréa, que acaba de entrar na arena da campanha, esticou os músculos para "desacreditar" o líder da UFDG. Em um discurso cáustico feito no lugar dos mártires de N'Zérékoré diante de uma maré humana vencida, Alpha Condé alternou promessas e ataques. Ele avisa que não vai deixar a Guiné nas mãos de "coveiros" que derrubaram o país. Alpha Condé convida os jovens a estarem prontos para assumir o poder.

 “Estamos olhando para frente. Os outros olham para trás. Não estamos na mesma categoria, não vou respondê-los. Você sabe: política é a luta entre programas. Cada um apresenta seu programa e as pessoas escolhem. Mas temos pessoas que não têm programas, que apenas insultam, mentem, arrombam as casas das pessoas, matam os filhos das pessoas.

O presidente Conté os amaldiçoou.

O presidente Conté havia dito: eu sou um soldado, eu cuido da frente. Vocês, tecnocratas, trabalhem para o povo. Se a Guiné esteve no terreno em 2011, de quem é a culpa? Dos primeiros-ministros que desviaram todo o dinheiro para eles. E sabemos que há quem seja dono de imóveis, um dos maiores de Dakar. Estas são as pessoas que trouxeram o país por terra. Mas Conté os amaldiçoou. Ele disse a eles: vocês vão pagar. Jean Mari Doré, Siradjo Diallo e Bah Mamadou eram adversários. Eu era um oponente. Lutamos, nunca jogamos pedras, nem quebramos casa.

Eu ganhei a eleição de 1993

Ganhei as eleições presidenciais em 1993. Os diplomatas me disseram o que você vai fazer? Disseram-me que Conté dirá que ganhou. Os soldados vieram até mim para me dizer: estamos atrás de você, não tenha medo. Eu perguntei se haverá alguma morte, eles disseram que sim! Eu disse, não vim para a Guiné para mandar nos cemitérios, vim para mandar nos vivos. Peguei meu avião e me virei. Fui adversário por 45 anos. A Primeira República me condenou à morte à revelia. A segunda república me colocou na prisão. Eu não mudei, porque estou lutando pelas pessoas em paz. O poder é dado por Deus e pelas pessoas. Não é violência.

Em 1998, eu sabia que seria parado. Eu disse na RFI e em outras estações de rádio que vou ser preso. Eles me disseram, mas por que você está voltando para casa? Eu disse como posso ter medo da prisão, quando meus ativistas estiverem na prisão eu também irei, eles vão me colocar na prisão com meus ativistas.



https://www.africaguinee.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo desde que contribua para melhorar este trabalho que é de todos nós.

Um abraço!

Samuel

Total de visualizações de página