Postagem em destaque

Sequestro de 276 meninas marca Nigéria, dez anos depois.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!... Em 2014, guerrilheiros do islamista Boko Haram raptaram estudantes q...

domingo, 17 de abril de 2011

Alpha Blondy: Costa do Marfim se dirigia para o genocídio ".

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!...

 Estrela do reggae Alpha Blondy foi envolvido na obtenção do acordo de paz de Ouagadougou, em 2007, que pavimentou o caminho para as eleições na Costa do Marfim.
Costa do Marfim estrela do reggae Alpha Blondy folou muitas vezes abertamente sobre os problemas em seu país, onde esta semana o ex-líder Laurent Gbagbo foi dramaticamente capturado por forças leais ao seu rival.
Durante os quatro meses de impasse entre Gbagbo e Alassane Ouattara, reconhecido pela ONU como o vencedor da votação de novembro, cerca de 1.500 pessoas foram mortas e um milhão obrigados a deixar suas casas.
O cantor e mensageiro da paz das Nações Unidas para a Costa do Marfim, disse à BBC World Service sobre o que ele vê como o caminho a seguir após a disputa eleitoral amarga - e do momento em que ele ouviu de entrega de Gbagbo.

Alpha Blondy: 
A primeira pergunta que fiz, é "Ele está vivo?"  " e eu estava respondeu: "Sim". "Graças a Deus, pelo menos, ele e sua família estão seguros", porque eu não queria Alassane Ouattara ter sangue nas mãos.
Temo que as pessoas vão tentar se vingar. Eu não quero vingança. Eu quero todas essas coisas para parar.
Acho que uma Comissão de Verdade e Reconciliação pode ajudar muito a aliviar a tensão e raiva.
Mas a verdade e reconciliação não pode ser feito imediatamente, pois eles têm que esperar para que as pessoas se arrefeçam antes de falar sobre isso.

Quando o mundo investiga, eles podem encontrar algumas coisas muito, muito desagradável "
Eles têm de garantir Abidjan e segura todo o país.
E é um processo muito longo, então não vamos apressar. Se você se apressar, vai terminar em fracasso, e não podemos permitir um novo fracasso.
Precisamos continuar enviando mensagens de perdão, mensagens de fraternidade, e deixar as pessoas da Costa do Marfim saber que política é política, mas nós ainda somos irmãos e irmãs.
Vamos pensar no amanhã. Vamos ver um futuro melhor para nossas famílias e nossos filhos.
Vamos tentar perdoar uns aos outros, e reconstruir o que foi quebrado.
Temos que tentar pedir às pessoas nas igrejas e nas mesquitas para enviar a mesma mensagem de reconciliação e de perdão.
Seria muito difícil falar sobre a reconciliação se Gbagbo ir para a julgamento em solo Costa do Marfim. 

 "Completamente louco"
A ONU diz que até um milhão de pessoas podem ter fugido de suas casas para fugir dos combates
Eu duvido que a justiça da Costa do Marfim  está qualificado para isso. Haveria também muita paixão, é melhor que isso seja feito longe da Costa do Marfim.
Indo para o Tribunal Penal Internacional, que seria o procedimento normal.
Eu ouvi muitas vezes as pessoas falando sobre a Costa do Marfim, estando à beira de uma guerra civil.
Nós não estávamos à beira de uma guerra civil, ficamos profundamente em uma guerra civil.
Então, eu, pessoalmente, pedi às Nações Unidas, para qualquer pessoa que pudesse ajudar a Costa do Marfim, para apagar esse fogo, porque estávamos indo direto para um genocídio.
E eu nem tenho certeza se não foi um genocídio. Quando o mundo investiga, eles podem encontrar algumas coisas muito, muito desagradável, acredite em mim.
Você não pode por algum motivo político decidir que alguns são mais marfinense do que outros ".
Então é uma coisa boa que a ONU e a comunidade internacional decidiu que bastante é bastante, vamos parar com isso aí.
Pessoas que queriam Gbagbo para pendurar pela força, as pessoas estavam completamente loucos. Eles não se preocupam com quantas pessoas morreram.
Como você pode dar metralhadoras para as crianças, para crianças de 10 anos de idade?
Deram-metralhadoras tantos para as crianças, agora o problema é como conseguir esses filhos de volta ao normal. Como obter as metralhadoras para fora das suas mãos?
Então, vamos investigar para ver se houve um genocídio, sim ou não.

Identidade

Eu moro em Abidjan, mas eu nasci no centro da Costa do Marfim.
Na minha família que fez todo mundo - você tem o Dioula, o Baule, a mãe de meu primeiro filho é Bete.
Meus filhos têm 10 mães diferentes, então realmente essa guerra foi para mim um desastre pessoal.
Na minha família alguns estavam apoiando Alassane Ouattara, e alguns estavam apoiando Laurent Gbagbo.
Fomos informados de que seria a eleição pacífica, uma eleição muito transparente, com fair play, e que o candidato derrotado poderia chamar o vencedor e parabenizá-lo.
Isso é o que nós pensamos, mas era apenas uma brincadeira desagradável.
Eu acho que Laurent Gbagbo é - ou era - um cara bom.
Mas ele foi cercado por pessoas que estavam usando o "Ivorite" ou conceito-ness da Costa do Marfim - é muito tribal, uma atitude muito nacionalista, que diz marfinenses do Norte Costa do Marfim não são puros.
Perguntei Gbagbo para a abolição total do conceito de Ivorite. Mas ele não ouviu, ou não foi autorizado a ouvir.
Você não pode por algum motivo político decidir que alguns são mais marfinense do que outros. 

'Mentirosos Bom ' 

 Alpha Blondy encontrou Laurent Gbagbo (L), como parte de seu papel como mensageiro da paz da ONU.
Há uma canção minha que foi uma verdadeira revelação, fiquei surpreso quando escutei este ano. É chamado de "Curso de au Pouvoir", ou de duração para o poder. 
" A canção continua: "Há um sangue na estrada que leva para a torre do poder há sangue, sangue inocente.".
A letra dessa música descreve o que estamos vivendo hoje na Costa do Marfim.
Assim, os políticos não podem dizer que eu não os avisei. Eu os adverti, mas o poder e a ganância tornaram surdos.
Eu não quero ser um político - de jeito nenhum, porque eu amo demais a vida!
Você não pode ser um bom político, se você não for um bom mentiroso. Você tem que ser capaz de mentir com convicção.
O que nós estamos vivendo agora é o fracasso da família Costa do Marfim político.
Eu amo todas as pessoas da Costa do Marfim, em todos os partidos políticos, para vir junto.
Não é só dever Ouattara para reconciliar as pessoas da Costa do Marfim.
Cada um de nós deve se envolver nesse processo de reconciliação e reconstrução, a reconstrução do nosso país.

Fonte: www.bbc.co.uk



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo desde que contribua para melhorar este trabalho que é de todos nós.

Um abraço!

Samuel

Total de visualizações de página