Postagem em destaque

Guiné-Bissau faz mapeamento escolar para identificar necessidades.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!... A Guiné-Bissau inicia hoje um levantamento dos recursos e infraestru...

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A mensagem de Mandela para líderes nigerianos.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!...



" Vocês sabem que eu não estou muito feliz com a Nigéria. Eu tenho deixado isso muito claro em muitas ocasiões. Sim, a Nigéria significa para nós mais do que qualquer outra nação, mas deixa-nos para baixo, e toda a África e também a raça negra muito mal. Seus líderes não têm respeito por seu povo. Eles acreditam que os seus interesses pessoais estão acima dos interesses do povo. Eles tomam os recursos das pessoas e transformam-no em riqueza pessoal. Há um nível de pobreza na Nigéria que deve ser inaceitável. Eu não consigo entender por que os nigerianos não estão mais irritados do que estão.
"O que os jovens nigerianos pensam sobre seus líderes e seu país e a África? Vocês ensinem-lhes a história? Você tem lições sobre como seus líderes no passado lutaram por nós e nos deram grandes quantias em dinheiro? Vocês sabem que eu ouvi dos angolanos, moçambicanos e zimbabuanos de como seus povos abriram seus corações e seus lares para eles. Eu estava na prisão e ao longo do período, eu soube como seus líderes puniram empresas ocidentais que apoiavam o apartheid.
" E sobre a corrupção e os crimes? Suas eleições são como guerras. Agora ouvimos que, uma pessoa não pode ser presidente da Nigéria, a menos que ela seja muçulmano ou cristão. Algumas pessoas me dizem que esse país pode quebrar. Por favor, não deixem que isso aconteça.
"Deixem-me dizer o que eu acho que vocês precisam fazer. Vocês devem encorajar os líderes a emergir e não confundirem os cargos públicos como fontes de fazer riqueza pessoal. Pessoas corruptas não são bons líderes. Não sendo assim, vocês devem gastar um monte de seus recursos na educação.
Eduquem filhos dos pobres, para que eles possam sair da pobreza. A pobreza não produz confiança. Somente as pessoas confiantes podem trazer mudanças. Pobres, pessoas sem instrução também podem trazer a mudança, mas serão sequestrados pelo cultos e os ricos ... deem aos jovens nigerianos boa educação. Ensinem-lhes o valor do trabalho duro e do sacrifício, e desencorajem-lhes de crimes que estão destruindo a sua imagem como um povo bom. "
( Excertos de uma entrevista em 2007 com Mandela e conduzido pelo Dr. Hakeem Baba- Ahmed ).

# tribune.com.ng

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo desde que contribua para melhorar este trabalho que é de todos nós.

Um abraço!

Samuel

Total de visualizações de página