Djemberém é um blog que aborda temas de carácter social, cultural e educativo; colabore com os seus arquivos, imagens, vídeos, para divulgação. O objectivo principal de sua criação é de divulgar informações privilegiadas sobre a África e o seu povo, assim como outras notícias interessantes. Envie para - vsamuel2003@gmail.com
Postagem em destaque
GUINEE- CONACRI: “Paulo Duarte precisa de repensar a sua estratégia” - Thierno Saïdou Diakité avalia as hipóteses de Syli se qualificar.
NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!... A Selecção Nacional da Guiné voltou a vencer em Conacri, mas a apert...
sábado, 3 de outubro de 2026
ACUSAÇÕES FEITAS CONTRA ASMARA, CARTUM E CAIRO: Quando a crise etíope se exterioriza
NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!...
A paz dos habitantes de Tigray foi mais uma vez quebrada. De facto, enquanto as feridas da brutal guerra de dois anos, que terminou em 2022, ainda cicatrizavam, os combates recomeçaram com renovada intensidade nesta região do norte da Etiópia entre as forças federais e as da Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF). Desde então, os confrontos continuam, resultando em inúmeras vítimas civis e obrigando milhares a fugir. É neste contexto de renovados combates sangrentos que a Etiópia acusa alguns dos seus vizinhos, como a Eritreia, o Sudão e o Egipto, de apoiarem os rebeldes tigrínios na sua luta contra as forças do governo federal.
O pior é o que se teme para a população civil deste vasto país da África Oriental.
Esta declaração sublinha a gravidade da situação nesta região do Corno de África. E este desenvolvimento não irá certamente melhorar a situação, especialmente tendo em conta a erosão da confiança entre os vários intervenientes desde a assinatura dos Acordos de Paz de Pretória em 2022. De qualquer modo, há boas razões para temer que o conflito se possa alastrar para além das fronteiras da região de Tigray. De facto, a crise tomou um novo rumo com as últimas acusações de Adis Abeba. Isto para dizer o mínimo. E há uma grande possibilidade de que esta crise se propague. Será que estes países envolvidos se manterão impassíveis perante as acusações perante o mundo inteiro? Está longe de ser certo. Tanto mais que as relações entre a Etiópia e a maioria destes países estão longe de ser cordiais. A Eritreia, que rejeitou estas acusações de imediato, deu uma reviravolta dramática ao distanciar-se da Etiópia, a quem tinha apoiado quatro anos antes na guerra contra os rebeldes tigrínios, e, em vez disso, aliar-se aos rebeldes da Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF). Em relação ao Sudão, a desconfiança da Etiópia decorre do apoio prestado pelos combatentes tigrínios ao exército sudanês contra as Forças de Apoio Rápido (RSF). Quanto ao Egito, além de ser aliado da Eritreia e do Sudão, mantém uma disputa com a Etiópia sobre a partilha e o controlo das águas do Nilo. De facto, o plano de Adis Abeba para construir três novas barragens hidroeléctricas no Nilo Azul não foi bem recebido pelo Cairo. Num clima de desconfiança generalizada, teme-se que as últimas acusações de Adis Abeba agravem a crise na Etiópia. E num contexto em que o diálogo parece ter-se quebrado entre os protagonistas, que claramente já não confiam uns nos outros, e onde os interesses ocultos prevalecem sobre os compromissos, o pior é o que se teme para a população civil deste vasto país da África Oriental. De salientar que estas populações já estão a sofrer o impacto mais severo desta crise. De facto, a ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) reporta centenas de feridos que enfrentam hospitais sobrecarregados.
A União Africana (UA) é instada a reactivar os seus mecanismos diplomáticos para pôr fim a esta espiral de violência na Etiópia.
A situação é crítica. É urgente prestar auxílio a esta população, que já sofreu imenso durante a crise de 2020-2022, um período de extrema violência que levou a bloqueios, massacres e fome, resultando na morte de 600.000 a 800.000 pessoas. A comunidade internacional não deve abandonar a Etiópia à sua sorte, mas sim comprometer-se a encontrar soluções para pôr fim às hostilidades antes que o conflito se agrave ainda mais. A União Africana (UA) é mais uma vez convocada, tendo já intermediado um acordo de paz — o Acordo de Pretória — entre os dois lados, que pôs fim à guerra em 2022. A instituição é instada a reativar os seus instrumentos diplomáticos para travar esta espiral de violência num país cuja história é marcada por guerras civis. A UA está ainda mais envolvida porque todos estes conflitos minam a unidade africana que tanto ambiciona. Além disso, a Etiópia alberga a sede da instituição continental. Se a solução envolver a revisão dos termos destes acordos, tal não deve ser evitado. O mais importante é preservar a vida das pessoas pobres e inocentes que estão a pagar o elevado preço desta guerra aparentemente interminável.
“Le Pays”
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo desde que contribua para melhorar este trabalho que é de todos nós.
Um abraço!
Samuel