Postagem em destaque

TACV. Guerra de salários e divergências entre acionistas travam nova administração e deixam companhia num impasse.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!... A renovação da administração da TACV transformou-se num braço de fer...

domingo, 18 de outubro de 2026

LANÇAMENTO DO MOVIMENTO REBELDE DA EX-PRESIDENTE KABILA: Uma expressão flagrante do fracasso das tentativas de mediação.

NO BALUR I STA NA NO KUNCIMENTI, PA KILA, NO BALURIZA KUNCIMENTI!...
Frente para a Refundação do Congo (FRC)! Este não é o nome de um novo partido político, como alguns poderão pensar. Trata-se, na verdade, do nome de um movimento político-militar lançado pelo antigo chefe de Estado congolês, Joseph Kabila. O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa realizada a 12 de outubro em Goma, no leste da República Democrática do Congo (RDC). Na verdade, a FRC é simplesmente uma plataforma que une agora a Aliança do Rio Congo (AFC) e o Movimento 23 de Março, conhecido como M23. Com o ex-Presidente Kabila agora à frente, a FRC declara-se pronta para "unir e coordenar todas as forças de resistência a fim de pôr fim à tirania por todos os meios, incluindo a força". Eis aí a questão. A transferência de poder entre Kabila e Tshisekedi cheirava a acordo. Ao lançar a FRC, Joseph Kabila e os seus associados declararam guerra ao Presidente Félix Tshisekedi. Tshisekedi, ao que tudo indicava, estava preparado para tal eventualidade, tendo já acusado abertamente o seu antecessor, então exilado na África do Sul, de conspirar um golpe contra o seu governo durante uma aparição nos meios de comunicação social. Ele, sem dúvida, sabia do que estava a falar. Vários meses depois, Kabila abandonou finalmente a farsa. Por que razão, então, as coisas chegaram a este ponto? Esta é uma pergunta que muitos fazem, sobretudo tendo em conta as circunstâncias em que Félix Tshisekedi chegou ao poder após as eleições presidenciais de 2018. A transição de poder entre Kabila e Tshisekedi cheirava a um acordo secreto, ao ponto de a Igreja Católica não hesitar em distanciar-se, denunciando fraudes generalizadas. Se, alguns anos mais tarde, estes dois antigos aliados se tornaram adversários ao ponto de nem sequer se quererem ver, é porque um deles, Kabila, se sentiu traído. Esperava que Tshisekedi, agora no poder, retribuísse o favor? Tudo sugere que sim. Mas sente que recebeu uma ninharia. Sobretudo porque, para além dos conflitos entre as duas figuras, o ex-Presidente Kabila foi julgado e condenado à morte pelo sistema judicial congolês, que, aliás, emitiu um mandado de captura internacional contra ele. Isto demonstra que Kabila está a agir como um leão ferido, tentando desesperadamente salvar a sua própria pele. E para piorar a situação, o presidente Félix Tshisekedi, conhecido pela sua governação caótica, continua a cometer erros sucessivos, ao ponto de, além de tudo, procurar um terceiro mandato, dividindo ainda mais o povo congolês. Demonstra também um ego insuflado, chegando ao ponto de iniciar consultas para um diálogo nacional, excluindo a AFC-M23. Com que finalidade? Corremos o risco da partição do país. É impossível responder a esta questão; é difícil imaginar uma solução para a crise congolesa sem abordar as preocupações da AFC-M23, agora FRC. Em todo o caso, o povo congolês é digno de compaixão. Pois, depois de tanto sofrimento, os seus problemas estão longe de terminar. Os próximos dias prometem ser ainda mais incertos. Quem salvará os congoleses? Esta é a pergunta que muitos observadores colocam, referindo com pesar que o surgimento da FRC não é mais do que o resultado do fracasso dos esforços de mediação destinados a restaurar a paz na RDC. As conversações de paz realizadas em Doha, no Qatar, e em Washington, D.C., embora tenham inicialmente gerado grandes esperanças, não produziram os resultados esperados, porque nenhum dos lados está a agir de boa-fé. Perante uma situação tão complexa, cabe ao Presidente Félix Tshisekedi demonstrar compaixão, descendo do seu pedestal e estendendo a mão, sem excepção, a todos os seus compatriotas. Isto permitirá que a crise congolesa seja abordada e que se faça o diagnóstico correcto, conduzindo, em última análise, a uma solução holística para os problemas levantados por todos. Caso contrário, e sem querer ser um presságio de desgraça, corremos o risco da partição do país, que é precisamente o que temos vindo a assistir há quase dois anos. “Le Pays”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo desde que contribua para melhorar este trabalho que é de todos nós.

Um abraço!

Samuel

Total de visualizações de página